O Silêncio
Existem momentos na vida em que nenhuma palavra é suficiente para expressar o que sentimos. Nessas horas reina o silêncio. Para algumas pessoas é constrangedor para outras, uma necessidade...
E o que fazer? Aproveite! Olhe “para dentro”, e dê ouvidos àquelas emoções marginalizadas. O silêncio é uma oportunidade para se descobrir e compreender a linguagem do autocontrole pois, ao silenciar, você está respeitando sua inteligência, propiciando tempo para organizar os pensamentos e se fortalecendo psiquicamente.
Vivemos num mundo de sons e quando aquietamos nossa fala libertamos a mente para uma reflexão sobre tudo que está acontecendo.
O silêncio, na terapia, pode significar, por exemplo, que você ainda não consegue nomear sentimentos e, até este momento, tudo está muito confuso ou até mesmo que você não quer falar, pois trata-se de um assunto muito delicado que ainda lhe causa dor.
Independente do motivo esse é um momento oportuno para fomentar o autoconhecimento e ter um encontro consigo para “falar” sobre o que já foi e o que vem a seguir. Seja encarar um novo desafio, repensar conceitos, desatar nós, planejar o futuro, elaborar sua trajetória, retomar aquela situação que ficou mal resolvida etc. Ouvir a si é um ótimo exercício, afinal, quem mais poderia saber tanto sobre seus sentimentos, ser tão franco e, ao mesmo tempo, tão acolhedor?
Na terapia respeitamos o momento do silêncio. É você com você mesmo... Ocasião que leva à reflexão sobre tudo que foi dito e, a partir disso, novos significados surgem e insights* acontecem.
Por isso, permita-se silenciar de vez em quando! Bata um papo com a tal “voz interior” e conheça melhor a si mesmo.
Aproveite a leitura!
Michelle Perez Alves Xavier
Psicóloga CRP. 06/129104
Rua Humberto I, 289
Vila Mariana - São Paulo - SP
Tel. (11) 96779-3301
*Insight – conhecido popularmente pela expressão “Eureka” (Aquele momento que tudo faz sentido). Perspicácia e discernimento que acontece através de uma visão intuitiva sobre alguma coisa, muitas vezes, oculta pelos mecanismos de defesa da psique humana.